Ex-aluno da UEM recebe prêmio de menção honrosa em concurso nacional

Pesquisadores das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro) e do Paraná (Unespar) estão em destaque num concurso nacional de teses de doutorado. Entre 1.469 trabalhos acadêmicos enviados de todos os estados, a UEL conquistou uma das 49 premiações concedidas na primeira etapa da competição. As outras quatro Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do estado foram reconhecidas com seis menções honrosas, em uma delas, o ex-aluno de doutorado em Física da UEM, Higor Yudi Duenha Sigaki foi agraciado.

O trabalho apresentado por ele foi na área de Física, com o título: “Física Estatística e Aprendizagem de Máquina Aplicadas ao Estudo de Sistemas Complexos”. Sigaki teve como orientador, o professor do Programa de Pós-graduação em Física (PFI), Haroldo Valentin Ribeiro.

A iniciativa é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), instituição vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que atua na expansão e consolidação dos programas de pós-graduação stricto sensu (cursos de mestrado e doutorado) no país. Em 2023, o concurso completou 19 anos com recorde de teses inscritas, oriundas de todas as áreas do conhecimento. Todos os trabalhos acadêmicos concorrentes foram defendidos no ano passado.

Fonte: Agência Estadual de Notícias (AEN).

Read the story at: http://noticias.uem.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28132:ex-aluno-da-uem-recebe-premio-de-mencao-honrosa-em-concurso-nacional&catid=987:notas&Itemid=220

Read the thesis: Física Estatística e Aprendizagem de Máquina Aplicadas ao Estudo de Sistemas Complexos